We Can do it! By Anna Luiza Santiago – De Boa na Trip

Olá Desbravadores!

Dias depois de receber o convite da Michelle para escrever sobre o que é ser mulher, sonhei com a minha avó, falecida há dois anos. Quando acordei, tive a certeza de que o fio condutor do texto havia aparecido. Lêda (com acento circunflexo, como ela adorava frisar), nascida em 1929, saiu de casa aos 19 anos para fugir do pai autoritário e agressivo. Casou-se e teve uma filha. Infeliz com a união, não hesitou em se divorciar.

DCIM101GOPRO

Criou minha mãe sozinha, com o salário de manicure. Anos mais tarde, encontrou o verdadeiro amor, com quem viveu até a morte dele. Depois que eu nasci, vi vovó enfrentando muitas dificuldades: uma enchente que destruiu boa parte de seus pertences; uma cirurgia no fêmur que a impediu de sair da cama por três meses; a perda de uma mama depois do diagnóstico de câncer. E por aí foi. Uma longa lista. Mesmo nos momentos mais desanimadores, seu bom humor se fez presente e perdurou até os últimos dias.

anna2

Tudo isso para dizer que, por causa dela, tornei-me consciente do nosso papel. Ser mulher é dizer não ao machismo. É buscar a felicidade independentemente de padrões impostos pela sociedade. É enfrentar as adversidades de peito aberto. E é também gerar uma vida e trabalhar para que aquela pessoa ajude a tornar o mundo melhor. É, enfim, fazer suas próprias escolhas sem esbarrar em questões de gênero. Trilho meu caminho com essa baita inspiração. Lá atrás, minha avó, com suas atitudes, contribuiu de alguma forma para as conquistas femininas atuais. Espero que as minhas ações também tenham um impacto, ainda que mínimo, como as dela. Procuro, como jornalista, fazer isso por meio dos meus textos e das minhas entrevistas.

anna

Nos próximos anos, espero ver mulheres andando na rua à noite e viajando sozinhas destemidas; alcançando os mesmos cargos e salários dos homens; e denunciando com firmeza a violência doméstica. E mais, mais e mais. Porque, como dizem por aí, o céu é o limite.

#naocausecomaminhacausa

Durante o mês de Março use #naocausecomaminhacausa em suas fotos, elas podem ser repostadas no nosso Instagram.

Anna Luiza Santiago, editora do blog De Boa na Trip

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes ?

?Facebook: @blogmichellândia
? Instagram: @blog_michellandia
? Bloglovin’: Michellândia
? Linkedin: Michelle Graça
? Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

2 comments
0 likes
Prev post: We can do it! By Marília Breite – Papel com ClipsNext post: We Can do it! By Lilla Rocker Tattoo

Related posts

Comments

  • Helen Coppi

    09/03/2018 at 08:48
    Reply

    Que mulher!!!! Que inspiração! Obrigada por compartilhar a história de vida da sua avó, e por estar conosco na luta por dias melhores para nós mulheres. […] Read MoreQue mulher!!!! Que inspiração! Obrigada por compartilhar a história de vida da sua avó, e por estar conosco na luta por dias melhores para nós mulheres. Abração mana. Read Less

Mais Populares
Arquivos
Chip
Apoema
Safari
BOMTUR
RBBV
RBBV
Posts Recentes
Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: